EM ALTA

Móveis inteligentes são aqueles multifuncionais e versáteis que surgiram em meio a uma demanda crescente de aproveitamento dos ambientes, sem deixar de lado o conforto e a praticidade. Eles são também uma resposta às demandas contemporâneas de residências cada vez menores que requerem a otimização do uso do espaço. Os móveis hoje precisam ser adaptáveis a dimensões mais reduzidas e reconfiguráveis para atender a diferentes necessidades.

Os móveis multifuncionais, como o nome já denota, desempenham mais de uma função. Isso vale tanto para um armário que se transforma em mesa de refeições quanto para uma estante que, além de ser apoio para objetos, também funciona como divisória de ambientes. Nessa denominação entram também os gaveteiros que podem ser utilizados em diferentes cômodos, os sofás-cama, as mesas extensíveis ou que se transformam em bancos, as banquetas que funcionam como porta-objetos, as camas-baús. Ou aquelas unidades de armazenamento versáteis, que não apenas incorporam funcionalidade ao design, como abrem possibilidades criativas para espaços compactos.

Essa abordagem inovadora, além de maximizar a eficiência espacial, contribui para um estilo de vida mais flexível e dinâmico, atendendo tanto à rotina dos moradores como às circunstâncias esporádicas ou não previstas no dia a dia familiar. 

DICAS PARA INCORPORAR MÓVEIS MULTIFUNCIONAIS AO SEU PROJETO

A IDEIA É MAXIMIZAR A EFICIÊNCIA ESPACIAL E CRIAR PEÇAS QUE ATENDAM NÃO SÓ À ROTINA COMO TAMBÉM A SITUAÇÕES ESPORÁDICAS

LEVE EM CONTA O
PERFIL DO MORADOR

Um móvel multifuncional precisa ser útil para as necessidades do morador e ajudar em seu cotidiano. Para um leitor, por exemplo, o melhor aproveitamento de uma escada seria desenvolver uma estante para armazenar livros. Já para uma pessoa que não costuma fazer as refeições em casa, uma mesa retrátil que também funcione como aparador pode ser uma boa solução.

 

CONHEÇA COM PRECISÃO
O ESPAÇO DISPONÍVEL

Essa é uma regra fundamental, sobretudo para imóveis enxutos. É preciso ter conhecimento pleno e exato das dimensões onde os móveis serão colocados, sempre levando em consideração o espaço de trânsito e o de “respiro” para algum elemento decorativo.

 

VALORIZE A QUESTÃO ESTÉTICA

Além do caráter multifuncional, esse tipo de móvel exerce um papel ornamental. Sem pôr em segundo plano suas características técnicas de dobrar, abrir, girar, mover e se transformar, é indispensável incluir no projeto uma dimensão de equilíbrio e harmonia com o espaço e seus demais elementos.

 

UTILIZE FERRAGENS DE
QUALIDADE NOS PROJETOS

É essencial que sejam resistentes e que não se desgastem facilmente com o movimento de montar/desmontar o móvel.

SUGESTÕES DE PEÇAS VERSÁTEIS

  • Uma composição de mesas de centro é uma decisão bastante assertiva para a sala de estar. Agrupar tamanhos e formatos distintos permitirá um maior alcance aos assentos, além de auxiliar na mobilidade, sem comprometer a circulação.
  • Pufes podem ter a função de apoios de centro ou laterais quando não estiverem servindo de assento.
  • Se tiver espaço, pense em uma mesa de jantar extra para atender às atividades do home office, a qual também poderá servir para um número maior de convidados em eventos em casa.
  • Pequenas mesinhas de apoio ajudam em rotinas de trabalho, como apoio dos laptops quando se está no sofá.
  • Prateleiras são sempre estratégicas e compõem o cenário de forma estética e funcional, desde as paredes acima da mesa de trabalho, por exemplo, até as áreas debaixo das escadas.
  • O mesmo vale para gaveteiros com rodízio, que podem ir para baixo das mesas quando estiverem fora de uso.

MULTIFUNCIONALIDADE É A PALAVRA-CHAVE: BANQUETA + PRATELEIRA DE CALÇADOS + BAÚ

Olá, este é o nosso aviso de cookie.

Quando você visitar nosso site, consideraremos isso como sua solicitação específica para fornecer a você toda a funcionalidade do site. Ao clicar em ACEITAR, você concorda com nossa Política de Privacidade.